domingo, 31 de outubro de 2010

Boa noite de Halloween!!

A Academia do Saber deseja a todos uma assustadora e excelente noite das Bruxas!!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Parabéns à nossa aluna Margarida!!

A Academia do Saber dá os Parabéns à nossa aluna Margarida, que hoje completa 12 anos!! Que tenhas um dia muito feliz!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Festa de Halloween: é já amanhã!!

Tem sido uma semana bastante atarefada para os alunos da Academia do Saber!

Mas, entre testes, trabalhos e muito estudo, encontramos sempre tempo para dedicar às nossas celebrações.

Como todos sabem, no próximo fim-de-semana celebra-se o Halloween. Ao longo das últimas duas semanas, temos procurado saber melhor no que consiste esta tradição que se tem tornado cada vez mais popular no nosso País.

Originalmente, o Halloween era celebrado pelos antigos povos Celtas, num rito que marcava a passagem do Outono para o Inverno. A tradicional abóbora, que hoje em dia se tornou o símbolo por excelência do Dia das Bruxas, começou por ser uma forma de afastar os maus espíritos que possívelmente estivessem à solta nessa noite mágica: os Antigos acreditavam que, de 31 de Outubro para 1 de Novembro, a "barreira" entre os mortos e os vivos se tornava mais ténue, pelo que procuravam proteger-se dos maus espíritos. Por isso se começaram a acender velas pelas portas nessa noite.

O Halloween tem vindo a ser cada vez mais celebrado no nosso País. Decerto veremos crianças a pedir "doce ou travessura", mascaradas de seres como bruxas, fantasmas ou monstros assustadores.

Também nós, na Academia do Saber, vamos marcar esta data com uma celebração especial para os nossos alunos e Professores.

Estejam atentos! Mostraremos novidades nos próximos dias!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Trabalhos manuais: mais uma colagem das nossas alunas

Eis mais uma original colagem, feita pelas nossas alunas Bruna Bento, Sara Amorim e Sara Jesus!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Antevisão da semana de Halloween!

Já a meio dos primeiros testes deste novo ano lectivo, os nossos alunos lá vão encontrando algum tempo para se prepararem para mais um evento aqui da nossa Academia!

Trata-se da semana de Halloween, ao longo da qual vamos procurar conhecer melhor esta tradição anglo-saxónica que agora já é celebrada no nosso País.

O Dia das Bruxas também vai ser celebrado na Academia do Saber, com decorações temáticas e muitas outras surpresas!

Fiquem atentos...Vamos revelando novidades até ao final da próxima semana!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O nosso cartaz do Centenário

No final de mais uma semana de trabalho, eis o nosso cartaz que celebra o Centenário da República! Com imagens e textos produzidos e escolhidos pelos alunos, o cartaz está agora em exposição na nossa Academia.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Pesquisa: A educação e a cultura na República

A Sara Jesus (6º ano) fez uma pesquisa muito interessante sobre a educação e a cultura ao longo dos 100 anos da República Portuguesa. Em seguida, o trabalho foi imprimido e colocado numa cartolina, que se encontra agora exposta na escola da aluna.

Vejamos como ficou o trabalho final da Sara!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Algumas figuras da Implantação da República

Hoje deixamos aqui no blogue algumas imagens relacionadas com a Implantação da República em Portugal!
Paços do Concelho no dia da Implantação da República.
José Relvas proclamando a República, na varanda dos Paços do Concelho.
Teófilo Braga, Presidente do Governo Provisório da República, em 1910.
Manuel de Arriaga, 1º Presidente Eleito em Portugal (1911).
Dr. Aníbal Cavaco Silva, actual Presidente da República.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

A letra do Hino Nacional

No dia do Centenário, deixamos mais uma pesquisa dedicada à Implantação da República. Aqui fica a letra completa do novo Hino Nacional Português!

A Portuguesa

Data: 1890 (com alterações de 1957)
Letra: Henrique Lopes de Mendonça
Música: Alfredo Keil

I
Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje denovo
O esplendor de Portugal
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria, sente-se a voz
Dos teus egrégios avós
Que há-de guiar-te à vitória!

Às armas, às armas!
Sobre a terra e sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar!
Contra os canhões
Marchar, marchar!

II
Desfralda a invicta bandeira
À luz viva do teu céu!
Brade a Europa à terra inteira:
Portugal não pereceu!
Beija o solo teu judunco,
O oceano a rugir d'amor,
E o teu braço vencedor
Deu mundos novos ao Mundo!

Às armas, às armas!
Sobre a terra e sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar!
Contra os canhões
Marchar, marchar!

III
Saudai o Sol que desponta
Sobre um ridente porvir;
Seja o eco de uma afronta
O sinal do ressurgir.
Raios dessa aurora forte
São como beijos da Mãe
Que nos guardam e nos sustêm
Contra as injúrias da sorte!

Às armas, às armas!
Sobre a terra e sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar!
Contra os canhões
Marchar, marchar!

Centenário da Implantação da República: o nosso Hino Nacional

O Hino Nacional foi outro dos símbolos que mudaram com a Implantação da República, há precisamente 100 anos. No dia em que se comemora este centenário, deixamos aqui no nosso blogue um pouco mais acerca da história deste importante elemento de identidade nacional.

«O hino nacional intitula-se "A Portuguesa" e foi escrito por Henrique Lopes Mendonça, em 1890. A letra que hoje conhecemos era um pouco diferente originalmente uma vez que esta música foi escrita como reacção a um episódio da história de Portugal: o Ultimato inglês. Como Portugal cedeu às exigências dos ingleses na questão do Mapa Cor-de-Rosa, o povo ficou descontente. Nessa altura, nasceram diversas canções de protesto contra o regime monárquico e contra o rei D. Carlos, que passou a ser cada vez mais visto como fraco e incapaz de dirigir o destino de Portugal.

Assim, "A Portuguesa" versava a seguinte frase no refrão: "Contra os bretões marchar, marchar!".

Já em 1910, com a Implantação do regime republicano, esta música foi adaptada como hino nacional e a letra foi alterada para a forma que hoje conhecemos. Trata-se, como já vimos, de um símbolo do nosso País que todos devemos conhecer e estimar.»

(texto da  Professora Sara Vidal)

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Centenário da Implantação da República: trabalhos dos alunos

No âmbito das comemorações do Centenário da República em Portugal, os nossos alunos elaboraram diversos trabalhos de pesquisa. Por um lado, ficaram a conhecer melhor um dos factos históricos marcantes do século passado. Por outro, deram o seu contributo para as actividades da semana do Centenário na Academia do Saber!

Vejamos então a pesquisa elaborada por Cláudio Varela, do 6º ano. O Cláudio procurou saber mais sobre um dos novos símbolos nacionais da República: a nossa Bandeira!

«Cada país tem vários símbolos nacionais e a bandeira é um deles. Como o nosso país tem muitos anos de história, também teve várias bandeiras diferentes ao longo do tempo.

A primeira de todas as bandeiras de Portugal foi criada por D. Afonso Henriques e era simplesmente uma cruz azul em fundo branco. Depois disso, cada um dos reis costumava acrescentar algo de novo à bandeira.

Em 1910, com o final da monarquia e a implantação da república, foi preciso mudar outra vez a bandeira nacional e isso foi feito um ano mais tarde, em 1911. Entre várias bandeiras foi escolhida a seguinte:
Esta bandeira tem muitos significados:
  • Cores: o fundo da bandeira é feito com duas cores juntas. O verde representa a esperança dos portugueses e o vermelho simboliza o sangue derramado na defesa da independência do país. É junto da parte verde que a bandeira é hasteada.
  • Esfera armilar: está no centro da bandeira e representa as descobertas feitas pelos portugueses na altura dos Descobrimentos.
Escudo de armas: está representado por cima da esfera armilar e tem vários significados no seu interior:
    • Sete castelos: são os castelos conquistados por D. Afonso Henriques aos mouros;
    • Cinco escudos azuis: aparecem na bandeira nacional desde o tempo dos reis da primeira dinastia e existem vários significados para as pintas brancas no seu interior. A explicação mais aceite é a que diz que D. Afonso Henriques, depois de ter vencido a batalha de Ourique, passou a usar essas pintas como símbolo das cinco chagas de Cristo.
A bandeira nacional é hasteada nos edifícios mais importantes do país como as câmaras municipais, as sedes de empresas públicas ou as escolas. Quando está a meia-haste, significa que se está de luto.

A bandeira de Portugal é, essencialmente, a bandeira nacional de uso geral, mas existem variantes para uso específico de certos órgãos e autoridades do Estado. Elas são, essencialmente, as bandeiras de uso militar e as bandeiras distintivas de magistrados e órgãos do Estado.»

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Comemorações dos 100 anos da República em Portugal

É já na terça-feira da próxima semana que se comemora o Centenário da República em Portugal. Ao longo desses 100 anos, muitas mudanças aconteceram no nosso país.

Durante a próxima semana, deixaremos aqui no blogue da nossa Academia alguns trabalhos feitos pelos nossos alunos, no âmbito deste tema.

Porque é sempre importante recordar e reaprender factos históricos que marcaram a vida o nosso País!