quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A Praceta 1º de Maio na SIC

Foi no dia da greve geral que uma equipa de reportagem da SIC veio até à Praceta 1º de Maio falar com vários moradores do prédio nº 17.

Com o objectivo de ouvir e procurar conhecer quais as opiniões que estes moradores sustentam em relação à greve, a SIC mostrou uma peça jornalística com vários minutos que deu a conhecer um pouco mais do lugar onde de encontra a nossa Academia do Saber.

Por isso, deixamos aqui no blogue o vídeo do Primeiro Jornal do dia 24/11/2010, no qual se inclui a peça em questão. Para os curiosos, acrescentamos que se encontra por volta do minuto 7.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Imagens dos nossos enfeites de Natal!

Como todos os anos, a Academia do Saber recebe o Natal a rigor. Por isso, os nossos alunos, sempre ajudados pelas Professoras Dolores e Sara e também pela D. Miza, encarregaram-se de montar e decorar as nossas bonitas árvores de Natal, bem como de escolher e distribuir enfeites.

Aqui ficam algumas imagens destas decorações natalícias!
Na nossa sala de Apoio, a árvore de Natal inclui decorações feitas pelos próprios alunos!

Enfeites de Natal

Ao pé das nossas corujinhas, os tradicionais Pais-Natal!

Enfeites de Natal

Um pormenor da árvore de Natal, enfeitada com desenhos feitos pelos alunos.

Enfeites de Natal

Já a antever a chegada do Pai Natal!

Enfeites de Natal

Junto da recepção, temos outra bonita árvore de Natal.

Enfeites de Natal

Mais um pormenor da criatividade dos nossos alunos a enfeitar a nossa árvore de Natal!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O Natal chegou à Academia!!

Aproximamo-nos a passos largos da quadra natalícia! E como não poderia deixar de ser, a Academia do Saber terá direito a umas bonitas e muito coloridas decorações de Natal!

É já durante esta semana que trataremos de decorar a nossa Academia, com diversos trabalhos feitos e pintados pelos nossos alunos, bem como a tradicional árvore e as respectivas luzes de Natal.

Deixaremos aqui no nosso blogue mais novidades e muitas imagens em breve!!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A lenda de S.Martinho

Como todas as celebrações, este dia festivo tem as suas origens numa história antiga. Neste caso, trata-se de uma lenda que data dos tempos romanos: a lenda de S. Martinho.

De acordo com esta lenda, Martinho era um soldado romano que se encontrava a fazer a ronda habitual. Era um dia especialmente chuvoso, escuro e frio. Como todos os soldados do disciplinado exército romano, Martinho tinha consigo uma capa, na qual se enrolava na tentativa de se proteger da chuva e do frio.

Até que...

No escuro desse temporal, o soldado avistou um pobre mendigo. Praticamente despido, transido de frio e de fome, o homem despertou a pena do soldado. Por isso, desmontou do seu cavalo e despiu a sua capa. Depois, cortou-a em dois pedaços com a sua espada e ofereceu-a ao mendigo, para que com ela se pudesse agasalhar.

Diz ainda a lenda que, nesse momento, os céus acalmaram misteriosamente, tendo despontado um bonito dia de sol. Será por isso que, mais ou menos nesta época do ano, fazem sempre alguns dias de sol e calor: é o Verão de S.Martinho!

(texto da Professora Sara Vidal)

Bom dia de S. Martinho!

Hoje, dia 11 de Novembro, celebra-se o dia de S. Martinho. Trata-se de uma data marcado um pouco por todas as escolas com um tradicional magusto, onde se comem as deliciosas castanhas assadas.

A Academia do Saber deseja a todos um saboroso S. Martinho!!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A nossa festa de Halloween!

Foi na passada sexta-feira que tivémos ocasião de celebrar com os nossos alunos uma festa que vinha a ser preparada há algum tempo...

O Halloween chegou à Academia do Saber!!

Com muita animação, decorações típicas da ocasião e ainda alguns doces, os nossos alunos e Professores celebraram juntos o Dia das Bruxas que, ainda que um pouco antecipado, foi muito divertido!

Aqui ficam algumas imagens da nossa festa!!!
A Bruna, a Sara Jesus e a Sara Amorim ajudaram muito na preparação desta festa!

Festa de Halloween

Estava tão bem decorada, a nossa Sala de Convívio!

Festa de Halloween

A Sara Amorim, o Gonçalo, o Duarte, a Sara Jesus e a Bruna... anteciparam-se e foram os primeiros a chegar aos doces!!

Festa de Halloween

Estas três meninas foram sempre as mais animadas!!

Festa de Halloween

O Gonçalo e o Duarte... com ar de traquinice!

Festa de Halloween

Alguns dos nossos alunos com a Professora Dolores e a D. Miza.