A Sara Jesus (7º ano) escreveu uma composição muito imaginativa e original, utilizando muitos dos lugares comuns do conto popular infantil. Vejamos o resultado deste trabalho!
A Princesa Lesma
Era uma vez uma bela princesa, que estava apaixonada pelo belo rapaz. O rapaz também amara essa deslumbrante princesa. Mas havia muita gente contra esse casamento, principalmente a madrinha da bela princesa, que era uma feitiçeira muito má. Como também amava esse belo príncipe, a madrinha não queria mesmo nada que eles se casassem.
Numa noite de lua cheia, a madrinha estava a pensar, a pensar, a pensar no que haveria de fazer para que eles não se casassem. Pensou... pensou... pensou e lembro-se que tinha um feitiço para transformar alguém (neste caso, a princesa) numa lesma... demorou algum tempo a fazer o tal feitiço, mas conseguiu.
No dia seguinte, ela colocou o feitiço numa maçã, deu-a à princesa e a princesa tranformou-se numa lesma (como é óbvio, o rapaz, o belo rapaz, não a via).
O rapaz foi, supostamente, ter com a princesa e a madrinha foi por trás e colocou-o numa masmorra. Mas... ela esqueceu-se que o feitiço era só para uma hora! A princesa viu que o belo rapaz estava na masmorra e foi lá ter a correr, sem a madrinha ver, e tirou-o de lá.
A madrinha, ao saber, fez outro feitiço, mas correu mal e virou-se o feitiço contra o feitiçeiro.A madrinha ficou uma lesma, mas desta vez para toda a vida.
E eles viveram felizes para sempre.
Fim