terça-feira, 11 de setembro de 2012

Pedacinhos da História: o 11 de setembro


A 11 de setembro de 2001, deu-se um atentado terrorista numa das cidades mais conhecidas de todo o mundo: Nova Iorque. 

Nessa manhã, quatro aviões comerciais foram desviados das suas rotas e acabaram por se despenhar. Dois deles embateram nas Torres Gémeas, que na altura eram os edifícios mais altos da cidade de Nova Iorque. Um outro avião foi embater no Pentágono, um edifício que pertence às forças armadas norte-americanas. O último dos quatro aviões acabou por se despenhar na Pensilvânia. Acredita-se que os tripulantes se tenham revoltado contra os terroristas e tenham impedido que o avião chegasse ao seu destino.
11 anos mais tarde, quem assistiu em direto a estes acontecimentos não se esquece. As explosões nos andares cimeiros dos prédios. A surpresa e o desespero dos nova-iorquinos. Os corpos que se lançavam das torres. O desmoronamento de um dos mais famosos símbolos de Nova Iorque, que desapareceram em segundos.
Para aqueles que não se lembram, este foi um dos momentos mais surpreendentes e trágicos da História Contemporânea. Porque, respondendo aos alunos que tantas vezes nos perguntam se a História ainda se escreve nos nossos dias, esta data fará para sempre parte das páginas dos manuais desta disciplina.
(texto da Professora Sara Vidal)

Sem comentários:

Enviar um comentário