quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Hoje é dia de Halloween!


Começou por ser uma tradição inglesa, mas as suas origens remontam a tempos ainda mais antigos. Hoje acredita-se que a noite das Bruxas tenha origens em tradições pagãs celtas
De acordo com a tradição, a 31 de Outubro celebrava-se a noite de "Samhaim", na qual a fronteira entre o nosso mundo e o dos mortos estaria mais frágil. Assim, para impedir o regresso dos mortos, era tradição iluminar as portas das casas, mantendo assim os espíritos malignos ao longe.
A festividade começou por ser assinalada em Inglaterra, mas rapidamente se estendeu às colónias americanas, onde hoje é celebrada sobretudo pelas crianças. É tradição usar-se disfarces de bruxas, vampiros, monstros ou fantasmas, bem como cortar as tradicionais abóboras, que depois se iluminam com uma vela no interior.
"Trick or treat!" é repetido de porta em porta. Pedem-se doces e outras guloseimas, e aqueles que teimam em não fazer parte da festa arriscam partidas menos agradáveis...
Em Portugal, os Professores de Inglês ensinam a festejar este dia, e as festas temáticas nas discotecas ajudaram a trazer para terras lusas uma festividade que habitualmente não era celebrada.
A todos uma excelente e assustadora Noite da Bruxas!

Sem comentários:

Enviar um comentário