Como todas as celebrações, este dia festivo tem as suas origens numa história antiga. Neste caso, trata-se de uma lenda que data dos tempos romanos: a lenda de S. Martinho.
De acordo com esta lenda, Martinho era um soldado romano que se encontrava a fazer a ronda habitual. Era um dia especialmente chuvoso, escuro e frio. Como todos os soldados do disciplinado exército romano, Martinho tinha consigo uma capa, na qual se enrolava na tentativa de se proteger da chuva e do frio.
Até que...
No escuro desse temporal, o soldado avistou um pobre mendigo. Praticamente despido, transido de frio e de fome, o homem despertou a pena do soldado. Por isso, desmontou do seu cavalo e despiu a sua capa. Depois, cortou-a em dois pedaços com a sua espada e ofereceu-a ao mendigo, para que com ela se pudesse agasalhar.
Diz ainda a lenda que, nesse momento, os céus acalmaram misteriosamente, tendo despontado um bonito dia de sol. Será por isso que, mais ou menos nesta época do ano, fazem sempre alguns dias de sol e calor: é o Verão de S.Martinho!
(texto da Professora Sara Vidal)
Sem comentários:
Enviar um comentário