sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Texto livre: "O susto de Joãozinho"


Era uma vez um menino chamado Joãozinho que vivia na vila da Tascoa. O Joãozinho era muito medroso mas dizia a toda a gente que não tinha medo de nada.
Um dia, depois de regressar de casa dos avós (onde tinha comido um belo lanche), o Joãozinho resolveu cortar caminho por um atalho que ia dar a sua casa. Mal tinha dado três passos quando começou a ouvir um forte rosnar. Cheio de medo e já a pensar que era um leão enorme, o Joãozinho desatou a correr a toda a velocidade. Ia tão desnorteado que nem reparou numa pedra do caminho. Tropeçou e começou a gritar:
- Ai meu Deus, que eu morro aqui!!!
Nisto, uma velhinha que morava ali perto oubiu-lhe os gritos e veio acudir. Chegou num instante ao lugar onde estava o Joãozinho, todo encolhido de medo e a murmurar:
 - O leão vai comer-me... O leão vai comer-me...
A velhinha olhou muito surpreendida para aquela cena. O Joãozinho estava todo encolhido e cheio de medo do rosnar de um pequeno Chiwawa!
 - Ó rapaz, levanta-te! Aquilo é um cão e é dez vezes mais pequeno que tu!...
Cheio de vergonha, o Joãozinho abriu os olhos e viu que o "leão" era o cão mais pequeno que já tinha visto. Pediu desculpas à senhora e nunca mais se gabou de ser corajoso.

(Texto de Henrique Santos, 6º ano)

Sem comentários:

Enviar um comentário