quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Feriado - Restauração da Independência!

Hoje é feriado no nosso País! O dia marca uma data história, assinalando a Restauração da Independência de Portugal após um período de 60 anos de domínio espanhol.
Como é costume, os nossos alunos fizeram diversas pesquisas e trabalhos escolares relacionados com este tema.
Aqui ficam alguns factos relacionados com o dia 1 de Dezembro de 1640!
Após o curto reinado de D. Sebastião, o rei Desejado, Portugal viu-se a braços com uma grave crise de sucessão. Sem deixar descendentes, o rei partiu para a batalha de Alcácer Quibir, onde veio a desaparecer. Assim, surgiram vários pretendentes ao trono de Portugal, com destaque para o rei de Castela. Teve então início o período Filipino, em que Portugal se viu unido a Castela sob a mesma coroa.
Mas se D. Filipe I conseguiu cumprir as promessas de manter alguma independência portuguesa, defender as colónias portuguesas e reservar cargos de governação a portugueses, os seus dois sucessores não o fizeram.
Assim, aumentava o descontentamento da população portuguesa, ao mesmo ritmo a que aumentava a criação de novos impostos, que serviram para pagar as guerras de Castela. As pocessões de Portugal além-mar estavam sob ataque de vários povos europeus - e, carecendo de qualquer defesa, rapidamente sucumbiam.
Foi a 1 de Dezembro de 1640, e aproveitando o facto de ter rebentado uma revolta na Catalunha, que um grupo de nobres portugueses entrou de surpresa no palácio Real, prendendo a Duquesa de Mântua, governante castelhana que assim foi obrigada a render-se.
A coroa foi entregue a D. João IV, duque de Bragança, começando assim a Dinastia de Bragança.
Seguiram-se ainda 28 anos de guerra com Castela. Só em 1668 este reino aceitou a independência de Portugal, pondo definitivamente fim ao período da União Ibérica.

Sem comentários:

Enviar um comentário