segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Atenção: aproxima-se a nossa festa de Halloween!

Tradicionalmente uma festa vinda dos Estados Unidos, o Halloween é agora celebrado um pouco por todo o mundo. Máscaras assustadoras, abóboras iluminadas, gatos pretos, morcegos, fantasmas e bruxas são algumas imagens que logo nos sugere esta festividade.
Na Academia do Saber, teremos direito a mais um lanche especial neste último dia de Outubro!
Com direito a uma decoração apropriada e à animação que já todos conhecem, a nossa tarde do Dia das Bruxas será  com certeza muito divertida!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Trabalhos de Outono

Os trabalhos de Outono têm sempre folhas a esvoaçar, esquilos, bolotas... e são precisamente estas imagens que surgem neste trabalho da Ana Carolina!
O esquilo da Ana ficou muito divertido!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Parabéns, Henrique!!

A Academia do Saber dá os Parabéns ao nosso aluno Henrique Santos, que hoje completa 11 anos!
Que tenhas um dia muito feliz!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Texto livre: "O susto de Joãozinho"


Era uma vez um menino chamado Joãozinho que vivia na vila da Tascoa. O Joãozinho era muito medroso mas dizia a toda a gente que não tinha medo de nada.
Um dia, depois de regressar de casa dos avós (onde tinha comido um belo lanche), o Joãozinho resolveu cortar caminho por um atalho que ia dar a sua casa. Mal tinha dado três passos quando começou a ouvir um forte rosnar. Cheio de medo e já a pensar que era um leão enorme, o Joãozinho desatou a correr a toda a velocidade. Ia tão desnorteado que nem reparou numa pedra do caminho. Tropeçou e começou a gritar:
- Ai meu Deus, que eu morro aqui!!!
Nisto, uma velhinha que morava ali perto oubiu-lhe os gritos e veio acudir. Chegou num instante ao lugar onde estava o Joãozinho, todo encolhido de medo e a murmurar:
 - O leão vai comer-me... O leão vai comer-me...
A velhinha olhou muito surpreendida para aquela cena. O Joãozinho estava todo encolhido e cheio de medo do rosnar de um pequeno Chiwawa!
 - Ó rapaz, levanta-te! Aquilo é um cão e é dez vezes mais pequeno que tu!...
Cheio de vergonha, o Joãozinho abriu os olhos e viu que o "leão" era o cão mais pequeno que já tinha visto. Pediu desculpas à senhora e nunca mais se gabou de ser corajoso.

(Texto de Henrique Santos, 6º ano)

domingo, 2 de outubro de 2011

Como se escreve?

Actor ou ator? Jibóia ou joboia? Objectivos ou objetivos?
Muitas são as questões que surgem com as novas regras de ortografia do português.
No ano lectivo em que as mudanças começam a surgir, a Academia do Saber quer testar os teus conhecimentos sobre o que se mantém e o que é alterado na nossa língua materna!
Assim, a partir deste mês de Outubro, surgem no Facebook da Academia várias questões sobre o novo acordo ortográfico e como aplicá-lo na nossa escrita.
Diverte-te e aprende com a Academia do Saber!