quarta-feira, 25 de abril de 2012

Feriado: o 25 de Abril de hoje


No dia feriado de hoje, muitos dizem que se celebra no nosso país o dia da Liberdade.
Mas o que é a liberdade? Por que é tão necessária?
Antes do 25 de Abril de 1974, a censura prévia era uma realidade. Nada do que pudesse eventualmente ir contra a ideologia defendida pelo regime então em vigor podia ser divulgado. A PIDE era uma realidade. Ninguém se sentia seguro para exprimir opiniões controversas. O medo de ser preso e enviado para prisões como a de Caxias ou a do Tarrafal era real. A guerra colonial era uma realidade. Tantos homens, e mesmo rapazes, saíram do nosso pequeno país, seja para lutar em África ou para de lá fugir.
Depois do 25 de Abril, tudo mudou. Somos diferentes. O medo já não é uma realidade. Temos liberdade. Somos um país que se integra na Europa, na comunidade internacional.
Mas ser livre não é poder fazer tudo: ser livre é ser responsável. É ter a capacidade de perceber que as nossas liberdades têm limites, que temos de respeitar os outros enquanto pessoas como nós.
É importante entendermos isto. É importante ensinarmos isto às nossas crianças.
(texo da Professora Sara Vidal)

sábado, 21 de abril de 2012

Parabéns, Professora Dolores!

Um grande beijinho de Parabéns à nossa Professora Dolores! Que tenha um dia muito feliz!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Símbolos do 25 de Abril


O principal símbolo que relacionamos com a Revolução do 25 de Abril são os cravos. No entanto, conta-seque isto aconteceu sem querer, de uma simples coincidência.
No dia da revolução, que foi preparada em grande secretismo pelos militares, o povo de Lisboa não pôde ir trabalhar. Por isso, uma florista que ia carregada de flores acabou por não poder ir trabalhar, ficando assim com imensos cravos sem destino nos braços. Assim, quando um soldado lhe pediu um cigarro, ela deu-lhe um cravo em troca. O soldado colocou o cravo no cano da sua espingarda, e diversos outros imitaram o gesto.
Assim, uma das imagens mais famosas do 25 de Abril de 1974 é um cravo colocado no cano de uma espingarda. Essa imagem simboliza uma revolução que pretendia ser pacífica, ou seja, como não seriam disparados tiros das espingardas dos soldados, estas poderiam ter cravos nos seus canos.


Imagem de uma criança a colocar um cravo no cano de uma espingarda.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

O que foi o 25 de Abril?

datas que ficam gravadas na História. No nosso país, 25 de Abril de 1974 foi uma delas.
Até esta data, Portugal viveu um longo período de ditadura. Depois de um golpe de Estado que se deu a 28 de Maio de 1926, instaurou-se uma ditadura militar na qual, conforme o próprio nome indica, foram os militares a liderar os destinos do país.
Foi nessa altura que António de Oliveira Salazar, professor da Universidade de Coimbra, foi convidado para integrar o Governo, na qualidade de Ministro das Finanças.
Em 1933, depois de ter conseguido o chamado "milagre de Salazar" (que foi conseguir equilibrar as finanças do país), o então Ministro das Finanças passou ao cargo de Presidente do Conselho de Ministros.
Desde 1933 a 1974, o país viveu um regime de ditadura, no qual as liberdades individuais foram sacrificadas. As pessoas não podiam exprimir as suas opiniões livremente. Toda a imprensa era controlada. Instaurou-se a censura prévia e criou-se uma polícia política que controlava o que as pessoas faziam. A PIDE também prendia, torturava e condenava aqueles que considerava perigosos para o regime.
Só depois do 25 de Abril de 1974 voltou a ter-se liberdade no nosso país.

(alunos do 6º ano da Academia do Saber)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

O 25 de Abril - trabalhos dos alunos

No mês de Abril, recordamos uma das revoluções que marcou a história contemporânea do nosso país.
A 25 de Abril de 1974, deu-se aquela que ficou conhecida como a Revolução dos Cravos. Com ela, pôs-se fim a um regime que já durava quase quatro décadas e iniciou-se uma nova etapa na vida dos portugueses.
Juntamente com os nossos alunos, vamos recordar alguns dos factos que mais marcaram esta revolução e também pesquisar sobre o que foi o 25 de Abril e o que se tornaram os seus símbolos.
Venham viajar connosco pela História

terça-feira, 10 de abril de 2012

Começa o 3º período!

Começa hoje o terceiro período
Com cerca de dois meses de aulas, alunos e professores têm agora muito trabalho pela frente, nesta que é a recta final de mais um ano lectivo.
Empenho, esforço e dedicação é o que pedimos a todos os nossos alunos, para que este ano lectivo termine da melhor maneira.
A todos, bom estudo e bom trabalho!

domingo, 8 de abril de 2012

Páscoa Feliz!

A Academia do Saber deseja a todos uma Páscoa muito doce e feliz!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

A Academia vai de férias!

A Academia do Saber avisa os seus alunos, encarregados de educação e professores que se encontra encerrada entre os dias 5 e 8 de Abril, para todos podermos desfrutar de uns dias de descanso na Páscoa.
Voltaremos a ver-nos dia 10 de Abril, data em que tem início o terceiro período!
Desejamos a todos uns bons dias de descanso, com muitos docinhos, amêndoas e chocolate!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Trabalho de pesquisa: biografia de Octávio César Augusto

É no sétimo ano que, na disciplina de História, se explora mais aprofundadamente como era a vida no antigo Império Romano. Foi precisamente o que fez a nossa aluna Sara Jesus, num trabalho de pesquisa que se centrou sobretudo na biografia do primeiro imperador romano, Octávio César Augusto.
No entanto, e para perceber melhor em que contexto surgiu o imenso Império Romano, a Sara procurou também conhecer melhor como era a vida naquela época. Entre alguns aspectos pesquisados pela aluna, eis algumas notas de maior importância:
  • Conta-se que a cidade de Roma foi fundada por Rómulo, depois deste ter matado o seu irmão gémeo Remo.
  • O símbolo da cidade de Roma, uma loba a alimentar duas crianças, vem desta lenda de Rómulo e Remo.
  • Por volta do século V a.C., os Romanos começaram a conquistar territórios em torno de Roma.
  • Depois da conquista de terras na Europa, África e Ásia, construiu-se um império de imensa extensão; tal foi possível  graças a um exército muito organizado e disciplinado.
  • Vários factores, como a construção de uma grande rede de estradas e de obras públicas, a partilha de uma língua comum e de costumes e hábitos semelhantes, permitiram a existência deste império por diversos séculos.
  • A economia romana era monetária e esclavagista, porque se fazia com base na troca de moeda e com recurso a mão de obra escrava.
  • O Imperador era a figura mais importante do império, havendo ainda várias classes sociais (ordem senatorial, ordem equestre, plebeus, libertos e escravos).
  • Octávio César Augusto foi o primeiro imperador Romano e também aquele que governou durante mais tempo - 44 anos.
  • Foi um grande general romano, tendo dirigido várias campanhas do exército.
  • O imperador casou-se três vezes e teve vários filhos, mas quem acabou por lhe suceder foi um filho adoptivo.
  • Acabou por falecer na ilha de Capri, já com 75 anos.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Sugestões de leitura

Livros Resenhas de livros   onde encontrarAproveitando o dia do livro infanto-juvenil, hoje deixamos algumas sugestões de leitura aos nossos alunos que ainda se encontram de férias.
Assim, temos por exemplo os livros da colecção "Os cinco", da autoria de Enid Blyton. Recentemente reeditada no nosso país, a colecção reúne aventura e suspense, com quatro jovens e o cão Tim.
Da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, temos as colecções "Uma Aventura" (cuja adaptação para série televisiva e também para cinema levou a que muitos se desinteressassem de ler) e "Viagens no tempo". Esta última é uma excelente forma de conhecer de forma diferente e mais aprofundada diversos momentos da História de Portugal.
Por fim, e para alunos um pouco mais velhos, temos ainda "O diário de Anne Frank", um excelente relato das atrocidades vividas na época da 2ª Guerra Mundial contado na primeira pessoa por uma jovem judia.
Boas leituras!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dia do livro infanto-juvenil!!

Ler. Uma simples acção que, muitas vezes, os alunos de hoje em dia temem.
Ler um livro por obrigação pode, de facto, tornar-se enfadonho. Mas a leitura pelo puro prazer de ler, de pegar num livro, de viajar ao longo das páginas, de construir uma história aos pedacinhos no interior da nossa imaginação, tem tanto para nos oferecer.
Na Academia do Saber, incentivamos os nossos alunos a descobrir esse prazer que é a leitura. Ler por recriação, porque sabe bem pegar num livro e deixar-nos levar pelas aventuras que nos aguardam a cada virar de página.
Por isso, temos ao dispor de todos uma pequena biblioteca onde é possível requisitar ou simplesmente consultar livros, enciclopédias ou manuais escolares.
A leitura é uma porta aberta. Na data em que se assinala o dia internacional do livro infanto-juvenil, marcamos esta data encorajando todos a deixar medos e preconceitos de lado e arriscar... por que não pegar num livro? Por que não?
Experimentem!
(Prof. Sara Vidal)

Trabalho de pesquisa: a democracia de Péricles


No âmbito da disciplina de História, o nosso aluno Gonçalo fez uma pesquisa sobre a Grécia Antiga - mais precisamente sobre a época em que Péricles criou uma das formas mais modernas de governo: a democracia.
Nesse trabalho, o Gonçalo pesquisou diversas informações sobre a vida dos antigos Gregos, bem como sobre a democracia de Péricles.
Eis algumas informações que o Gonçalo conseguiu encontrar e reunir neste trabalho:
  • As cidades-estado gregas formaram-se separadamente por causa da geografia da Grécia, que tem um território muito montanhoso e assim a comunicação torna-se mais difícil.
  • Uma cidade-estado, também conhecida como pólis, tem leis e governo próprios e por isso funciona de forma independente.
  • As cidades-estado mais importantes da Grécia Antiga era Atenas e Esparta.
  • Em Atenas, a sociedade estava dividida de uma forma muito rígida: no topo da sociedade estavam os cidadãos, depois os metecos e no final os escravos.
  • Os cidadãos eram uma minoria dos habitantes de Atenas, porque só os homens atenienses, filhos de atenienses, com mais de 20 anos e com serviço militar é que tinham acesso à cidadania.
  • A democracia de Péricles foi criada no século V a.C., por isso esse século ficou conhecido pelo "século de Péricles"
  • Péricles comandou o exército de Atenas em várias campanhas contra diferentes inimigos.
  • Ele morreu no Outono de 429 a.C.

domingo, 1 de abril de 2012

Atenção: Férias da Páscoa da Academia do Saber

Atenção! Ao longo desta segunda semana de férias da Páscoa, estaremos encerrados 5ª e 6ª feira (dias 5 e 6 de Abril), bem como na 2ª feira seguinte (dia 9 de Abril).
A todos uns excelentes dias de Páscoa!