segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Centenário da Implantação da República: trabalhos dos alunos

No âmbito das comemorações do Centenário da República em Portugal, os nossos alunos elaboraram diversos trabalhos de pesquisa. Por um lado, ficaram a conhecer melhor um dos factos históricos marcantes do século passado. Por outro, deram o seu contributo para as actividades da semana do Centenário na Academia do Saber!

Vejamos então a pesquisa elaborada por Cláudio Varela, do 6º ano. O Cláudio procurou saber mais sobre um dos novos símbolos nacionais da República: a nossa Bandeira!

«Cada país tem vários símbolos nacionais e a bandeira é um deles. Como o nosso país tem muitos anos de história, também teve várias bandeiras diferentes ao longo do tempo.

A primeira de todas as bandeiras de Portugal foi criada por D. Afonso Henriques e era simplesmente uma cruz azul em fundo branco. Depois disso, cada um dos reis costumava acrescentar algo de novo à bandeira.

Em 1910, com o final da monarquia e a implantação da república, foi preciso mudar outra vez a bandeira nacional e isso foi feito um ano mais tarde, em 1911. Entre várias bandeiras foi escolhida a seguinte:
Esta bandeira tem muitos significados:
  • Cores: o fundo da bandeira é feito com duas cores juntas. O verde representa a esperança dos portugueses e o vermelho simboliza o sangue derramado na defesa da independência do país. É junto da parte verde que a bandeira é hasteada.
  • Esfera armilar: está no centro da bandeira e representa as descobertas feitas pelos portugueses na altura dos Descobrimentos.
Escudo de armas: está representado por cima da esfera armilar e tem vários significados no seu interior:
    • Sete castelos: são os castelos conquistados por D. Afonso Henriques aos mouros;
    • Cinco escudos azuis: aparecem na bandeira nacional desde o tempo dos reis da primeira dinastia e existem vários significados para as pintas brancas no seu interior. A explicação mais aceite é a que diz que D. Afonso Henriques, depois de ter vencido a batalha de Ourique, passou a usar essas pintas como símbolo das cinco chagas de Cristo.
A bandeira nacional é hasteada nos edifícios mais importantes do país como as câmaras municipais, as sedes de empresas públicas ou as escolas. Quando está a meia-haste, significa que se está de luto.

A bandeira de Portugal é, essencialmente, a bandeira nacional de uso geral, mas existem variantes para uso específico de certos órgãos e autoridades do Estado. Elas são, essencialmente, as bandeiras de uso militar e as bandeiras distintivas de magistrados e órgãos do Estado.»

Sem comentários:

Enviar um comentário