terça-feira, 5 de outubro de 2010

Centenário da Implantação da República: o nosso Hino Nacional

O Hino Nacional foi outro dos símbolos que mudaram com a Implantação da República, há precisamente 100 anos. No dia em que se comemora este centenário, deixamos aqui no nosso blogue um pouco mais acerca da história deste importante elemento de identidade nacional.

«O hino nacional intitula-se "A Portuguesa" e foi escrito por Henrique Lopes Mendonça, em 1890. A letra que hoje conhecemos era um pouco diferente originalmente uma vez que esta música foi escrita como reacção a um episódio da história de Portugal: o Ultimato inglês. Como Portugal cedeu às exigências dos ingleses na questão do Mapa Cor-de-Rosa, o povo ficou descontente. Nessa altura, nasceram diversas canções de protesto contra o regime monárquico e contra o rei D. Carlos, que passou a ser cada vez mais visto como fraco e incapaz de dirigir o destino de Portugal.

Assim, "A Portuguesa" versava a seguinte frase no refrão: "Contra os bretões marchar, marchar!".

Já em 1910, com a Implantação do regime republicano, esta música foi adaptada como hino nacional e a letra foi alterada para a forma que hoje conhecemos. Trata-se, como já vimos, de um símbolo do nosso País que todos devemos conhecer e estimar.»

(texto da  Professora Sara Vidal)

Sem comentários:

Enviar um comentário