As Bahamas são um país que agrupa 29 ilhas que se situa no Golfo do México, a Sul da Flórida.
Tal como o restante continente americano, as Bahamas eram parte de um território desconhecido para os Europeus até ao final do século XV. No entanto, aí já habitava um povo chamado Arawakan Taino.
Foi em 1492, na primeira viagem de Cristóvão Colombo, que as Bahamas se tornaram conhecidas para o resto do Mundo. No entanto, os Espanhóis acabaram por nunca colonizar estas terras, usando apenas os seus habitantes como escravos noutros territórios em sua posse.
Por volta de 1650, estas ilhas começaram a ser colonizadas por ingleses, sendo que até então tinham estado praticamente desertas. As Bahamas passaram a ser território da coroa inglesa em 1718 e, mais tarde, com a Guerra da Independência Americana e a abolição da escravatura em todo o império, aí se fixaram muitos colonos africanos, que hoje são a maioria da população das ilhas.
Actualmente, as Bahamas e sobretudo a sua capital, Nassau, são um importante ponto turístico, graças às suas praias paradisíacas e clima subtropical. A mistura cultural que encontramos neste local resulta em manifestações artísticas características, tais como a música típica das Bahamas, denominada Junkanoo.
(texto da Professora Sara Vidal)
Sem comentários:
Enviar um comentário