segunda-feira, 19 de julho de 2010

Semana das Ciências da Natureza: o Suricata

Nome científico: Suricata suricatta.

Habitat: O suricata vive sobretudo em ambientes quentes, por isso encontramo-lo na savana, bem como em planícies secas e abertas e áreas de deserto. Actualmente, vive sobretudo na África do Sul, Namíbia e Angola.

Características: Este pequeno mamífero é diurno e vive em colónias. As garras afiadas permitem-lhe escavar túneis, onde permanece durante a noite. Apoiando-se na cauda, o suricata consegue elevar-se apenas nas patas traseiras. Em grupo, os animais revezam-se na vigia e protecção das crias. O suricata pode viver até aos 10 anos em ambiente selvagem.

Corpo: O corpo do suricata, revestido de pêlo acastanhado, mede cerca de 22 cm de comprimento e 26,28 cm de altura, em pé. O seu peso oscila entre 720 a 730 g.

Alimentação: O suricata alimenta-se, principalmente, de insectos, embora também ingira aranhas, escorpiões, pequenos vertebrados, ovos e matéria vegetal. Curiosamente, são imunes ao veneno de cobras e escorpiões, sendo estes os seus alimentos favoritos.

Reprodução: Este animal tem cerca de 3 crias por ninhada e pode reproduzir-se em qualquer altura do ano. A gestação demora 11 semanas e, com 3 semanas, as crias já abandonam o ninho. Os suricatas ensinam as suas crias a caçar de uma forma semelhante à capacidade humana de ensinar.

(texto da Professora Dolores Vidal)

Sem comentários:

Enviar um comentário