A música “folk” vem da palavra “folclore” e por isso tem origem na música popular. Surgiu ao longo do século XIX, numa época em que se vivia a fase pré-industrial. Existem vários tipos de música “folk”, uma vez que esta não é mais que a música tradicional de cada país ou região.
Em Portugal, o género musical autóctone mais famoso é o Fado. Esta palavra quer dizer “destino” e o género musical surgiu na zona do bairro da Mouraria, em Lisboa, após a Reconquista Cristã.
A dolência e a melancolia são características comuns do Fado em geral, que costuma cantar temas relacionados com o sofrimento. No entanto, existem tipos de fado mais alegres, como o fado estudantil que é típico de Coimbra.
Foi durante o século XX que, graças à televisão e à rádio, o Fado se tornou mais comercial e conhecido do grande público. Precisamente nessa altura surgiu a artista mais importante deste género musical: Amália Rodrigues.
Actualmente, o Fado é um dos candidatos a Património Imaterial da Unesco e continua a ser uma das imagens de marca da cidade de Lisboa.
(texto da Professora Dolores Vidal)
Sem comentários:
Enviar um comentário