O Castelo de S. Jorge localiza-se na capital portuguesa, em Lisboa.
Primitivamente conhecido simplesmente como Castelo dos Mouros, encontra-se em posição dominante sobre a mais alta colina do centro histórico da cidade, proporcionando uma das mais belas vistas sobre a cidade e o estuário do rio Tejo. Pensa-se que terá sido construído em várias fases, que se estenderam por várias épocas históricas.
Na época da ocupação muçulmana, o castelo defendia a antiga cidadela islâmica, o Alcazar, abrindo-se nos seus fortes muros com ameias e doze portões. Mais tarde, teve um importante papel na Reconquista Cristã, tendo sido tomado por D. Afonso Henriques em 1147.
O seu apogeu aconteceu ao longo do século XIII, quando Lisboa passou a ser a capital do Reino. Mais tarde, viria a perder a sua importância defensiva e então foram construidos Palácios mais próximos do Tejo.
Classificado como Monumento Nacional, o castelo sofreu importantes intervenções de restauro na década de 1940 e no final da década de 1990, que tiveram o mérito de reabilitar o monumento, recuperando-lhe a traça medieval. Actualmente constitui-se num dos locais mais visitados pelos turistas na cidade de Lisboa.
(texto de Rafael Lima e Silva, 9º ano)
Sem comentários:
Enviar um comentário