segunda-feira, 19 de julho de 2010

Semana das Ciências da Natureza: a Coruja

Nome científico: Speotyto cuniculária.

Habitat: A coruja pode ser encontrada um pouco por todo o planeta, com excepção de zonas mais frias, como a Antárctida. Contrariamente à maioria das aves, a coruja tem o hábito de nidificar no solo, em zonas de relva e junto das árvores. Para tal, procura zonas livres de predadores, como o gavião.

Características: Como é um animal voador, a coruja tem o corpo adaptado ao voo. Com asas que podem chegar a ter cerca de 2 metros, a coruja tem penas com cores de tons acastanhados e um campo de visão de 270º, o que a torna uma excelente caçadora.

Corpo: O corpo da coruja varia um pouco conforme a espécie em questão, mas existem características comuns à maioria. Por exemplo, o peso médio deste animal é de cerca de 4,5 kgs e pode chegar a medir 71 cm de comprimento.

Alimentação: A coruja é uma grande caçadora e a sua alimentação baseia-se em pequenos mamíferos, principalmente roedores, mas também insectos e aranhas.

Reprodução: A época de reprodução depende de cada espécie, e a fêmea deposita em média 5 ovos. Depois da eclosão, os pais revezam-se para cuidar e alimentar as crias.

(texto da Professora Sara Vidal)

Sem comentários:

Enviar um comentário