O Palácio da Pena foi inicialmente mandado construir no século XVI por D. Manuel I para servir de convento de madeira para a ordem de S. Jerónimo.
No entanto, o Palácio como o conhecemos hoje foi mandado construir pelo marido de D. Maria II, D. Fernando de Saxe Coburgo Gota, em 1836.
O Palácio foi construído num estilo romântico para servir de residência de Verão para a família real e foi desenhado pelo barão Guilherme von Eschwege, que era um amador de arquitectura. Mais tarde, foram acrescentados pormenores em vários outros estilos arquitectónicos.
Este Palácio foi acabado de construir em 1847. Depois da morte de D. Fernando, o Palácio da Pena passou a ser património nacional. O rei D. Carlos e a sua corte passavam aí longas temporadas e foram feitas algumas obras de remodelação.
Mais tarde, com a proclamação da República em 1910, o Palácio foi convertido em museu. Hoje em dia, está classificado como Património da Humanidade e é muito visitado por turistas, que o comparam com os famosos castelos da Disney.
(texto de Hugo Gonçalves, 7º ano)
Sem comentários:
Enviar um comentário