O Palácio da Vila de Sintra remonta a um primitivo palácio que se pensa ter sido doado pelo rei D. João I ao conde de Seia, durante o século XIV.
Já no século XV este Palácio sofreu algumas obras de remodelação que enriqueceram o seu interior: por exemplo, foram acrescentados os famosos azulejos andaluzes. Ao ter sido construído ao longo de diferentes séculos, a sua arquitectura tem influências de vários estilos, como o gótico, o manuelino ou o romântico.
Com o terramoto de 1755, que também afectou muito a zona de Sintra, o Palácio da Vila precisou novamente de obras de remodelação e nessa altura foi edificada uma nova ala. Aproveitou-se também para melhorar a sua decoração.
A família real foi utilizando sempre este Palácio. É famosa a história de um dos quartos, onde terá ficado preso o rei D. Afonso VI por ter ficado louco. Já nos últimos anos da Monarquia, o Palácio da Vila foi utilizado como residência da rainha-mãe D. Maria Pia. Depois da implantação da República, foi classificado como Monumento Nacional.
Conhecido sobretudo pelas suas duas gigantes chaminés brancas, o Palácio da Vila é um importante símbolo da Vila de Sintra e um dos Monumentos mais visitados de Portugal.
(texto de Daniela Veiga, 9º ano)
Sem comentários:
Enviar um comentário