É conhecido como o “berço da Nação” e numa das suas paredes pode ler-se “Aqui nasceu Portugal”. Por isso, o Castelo de Guimarães é uma das mais importantes fortificações existentes no nosso País.
A sua construção data do século IX, altura em que se vivia a época da Reconquista Cristã. Diogo Fernandes, um nobre cavaleiro a quem pertenciam as terras de Vimaranes, deixou as suas propriedades à filha Mumadona. Foi ela quem mandou construir o castelo, com o objectivo de proteger as gentes da terra em caso de ataque.
Um século mais tarde, as terras passaram a ser propriedade de Afonso VI de Leão, que as doou ao Conde D. Henrique. Crê-se que terá sido no interior deste castelo que nasceu o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.
O castelo foi sofrendo ligeiras alterações ao longo da primeira dinastia de reis portugueses. Foi apenas no século XV que esta fortificação perdeu o seu papel defensivo. Tendo sido abandonado e esquecido durante vários séculos, só no início do século XX foi elevado à categoria de monumento nacional.
Hoje em dia, o Castelo de Guimarães é considerado uma das Sete Maravilhas de Portugal e é um importante símbolo da história do nosso País.
(texto da Professora Sara Vidal)
Sem comentários:
Enviar um comentário